sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Portugal - Melgaço - Estátua da Inês Negra


Escultura, em bronze, de José Rodrigues retrata a Lenda de Inês Negra.

A "Inês Negra" é uma lenda popular da região de Melgaço.

Lenda da Inês Negra

No contexto da crise de sucessão de 1383-1385, ainda em princípios de 1387 algumas terras e praças-fortes mantinham-se fiéis a Beatriz de Portugal, esposa de João I de Castela. Nessa qualidade, Melgaço e seu castelo sofreram assédio pelas forças portuguesas, sob o comando de João I de Portugal (1385-1433). A campanha caracterizou-se por uma série de assaltos e escaramuças, onde se defrontaram a nobreza, encastelada na cerca da vila, dominada pelo castelo e sua torre de menagem, e as classes populares, extra-muros, no chamado "arraial".
Um episódio, símbolo desse confronto, chamou a atenção do cronista Fernão Lopes que em sua crónica coeva registou que, certo dia, "escaramuçaram duas mulheres bravas, uma da vila e outra do arraial, e andaram ambas aos cabelos e venceu a do arraial". (Fernão Lopes, Crónica de D. João I, 1443).
Posteriormente, outro cronista - Duarte Nunes de Leão - coloriu esta história com detalhes literários na sua pena, afirmando que a mulher do arraial, que combateu por Portugal, era conhecida como a "Inês Negra".
Em nossos dias a lenda é recordada por uma estátua, em bronze sobre pedestal de granito, da década de 1990, do escultor José Rodrigues, diante de uma das portas da cerca da antiga vila medieval em Melgaço.
in, https://pt.wikipedia.org/wiki/Lenda_da_In%C3%AAs_Negra


Outras obras de José Rodrigues neste blogue:
Porto - Monumento ao General Humberto Delgado
Porto - O Cubo

Sem comentários: