sábado, 13 de agosto de 2016

Áustria - Viena - Memorial Marcus Omofuma stein




O Memorial Marcus Omofuma Stein é uma obra da escultora Ulrike Truger.
O memorial, em granito africano, pretende homenagear Marcus Omofuma e representa  um sinal contra o racismo e a xenofobia.
A escultura, com três metros de altura e cinco toneladas, foi erguida, sem autorização em frente da Ópera Estatal de Viena, em 10 de outubro de 2003. Um mês depois, o memorial foi demolido por não ter sido autorizada a sua instalação. Em 17 de novembro de 2013, foi instalado em frente ao Museumsquartier na Mariahilfer Straße.
Desde a sua instalação no Museumsquartier, o memorial foi, várias vezes, vandalizado e pintado com mensagens racistas e xenófobas. 

Marcus Omofuma era um cidadão nigeriano, candidato a asilo político na Áustria. O pedido foi recusado e morreu por asfixia na viagem de avião (os polícias austríacos amarraram-no com fita adesiva ao banco), enquanto era deportado para a Bulgária.
Numa entrevista, Ulrike Truger disse que: "[...] a instalação pública da pedra de Marcus Omofuma expressa arrependimento sobre a trágica morte de  e dá um ímpeto para uma visão inclusiva e humana"

Sem comentários: